sobre o autor

eduardo baltar soares

guitarrista diplomado pelo Conservatório Superior de Música de Salamanca, licenciado em História pela Universidade do Porto e mestre em ensino da música pela Universidade do Minho, une no currículo colaborações internacionais com músicos e outros artistas, realizando investigações, oficinas e apresentações interdisciplinares em toda a Europa.

venceu o IX Concurso de Formação e Execução Musical da FCRG e o II Concurso Legato (Porto), sendo premiado no I e II Concurso Internacional Concello de Gondomar (Espanha).

apresentou-se em diversos ciclos de concertos e festivais em Aix-en-Provence, Lanzarote, Lisboa, Los Angeles, Munique, Madrid, Nice, Porto, Paris, Salamanca, Vibo Valentia, entre outras localidades. Tocou com o Remix Ensemble (Casa da Música) sob a direção de Peter Rundel e como solista com o Taller de Música Contemporânea del CSMS (Salamanca) sob a direção de Zsolt Nagy.

apresentou trabalhos de investigação musicológica no 1.º Simpósio Internacional de Música e Músicos de Guimarães e no II Colóquio Internacional APIHM na Universidade Portucalense.

conta com colaborações frequentes com a soprano espanhola Maria Eugénia Boix, o flautista hispano- nipónico Guillermo Tomson, o percussionista brasileiro Denilson Oliveira e Fernando Chaib e o guitarrista luso-alemão Luis Holzl, em projetos musicais heterogéneos. É coautor em 2009 do projeto Meu Bem é teu Amor, com a pianista Melissa Fontoura e a jornalista Eduarda Freitas, dedicado à recolha de tradições orais do Norte de Portugal, fundindo poesia e música. Fundou com Tiago Cassola o BCGD, mantendo, na atualidade, uma considerável atividade concertística, divulgando a música portuguesa para duas guitarras.

 atualmente procura corporizar as suas investigações sobre a música urbana de expressão lusófona em projetos musicais como os Vila Navio (junto com o cantautor André Rodrigues) e a Roda de Choro do Porto (do qual é membro fundador).

com considerável experiência docente em Portugal e Espanha, leciona na Escola Profissional de Música de Espinho.

f_02

contacto: edubaltarsoares@gmail.com

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . a colecção de melodias

%d bloggers like this: